MASP – Método de Análise e Solução de Problemas & PDCA
No dia a dia dos trabalhadores de cada organização, setor, ou mesmo pessoal, são rotineiros os problemas ou, como nomeado pelos sistemas de gestão da qualidade, as não conformidades e falhas de todo tipo.
Dependendo da sua magnitude e freqüência de ocorrência, esses problemas afetam em maior ou menor grau a qualidade do produto ou do serviço, resultando na necessidade de re-trabalhos com conseqüentes perdas de tempo, mão-de-obra, materiais e acréscimo de custos.
Toda vez que surge um problema, este deve ser encarado como uma oportunidade de melhoria dos processos e dos produtos. Buscar a identificação e a solução das causas dos problemas significativos representa obter melhoria da qualidade, e deve se constituir em uma atuação constante.
Metodologia MASP
A metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP) é uma forma sistemática de realização de ações corretivas e preventivas para eliminar a causa das não conformidades, reduzindo refugos e retrabalhos. O MASP utiliza o conceito do PDCA, ciclo PDCA, ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming, que é um ciclo de desenvolvimento que tem foco na melhoria contínua.
O PDCA foi introduzido no Japão pós-guerra, idealizado por Walter Shewhart e divulgado por William Edwards Deming, que efetivamente o aplicou. O ciclo de Deming tem por princípio tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão, como, por exemplo, na gestão da qualidade, dividindo-a em quatro principais passos.
Metodologia PDCA
A Metodologia PDCA é aplicada para se atingir resultados dentro de um sistema de gestão, e pode ser utilizada em qualquer empresa de forma a garantir o sucesso nos negócios, independente da área de atuação da empresa.
O ciclo começa pelo planejamento; em seguida, a ação ou conjunto de ações planejadas são executadas; depois, checa-se se o que foi feito estava de acordo com o planejado, constantemente e repetidamente (ciclicamente); por fim, toma-se uma ação para eliminar, ou ao menos, minimizar defeitos no produto ou no serviço ou na sua execução.
Os elementos do PDCA são:
Planejamento (Plan)
Fase do processo na qual é determinado como o problema será avaliado e resolvido.
Execução (Do)
Fase do processo onde a solução é implementada, avaliando-se o progresso conforme é concluído.
Verificação (Check)
Fase do processo na qual os resultados são avaliados de forma crítica, respondendo-se às seguintes perguntas: O que aconteceu de certo? O que aconteceu de errado? Por quê?
Ações Corretivas (Act)
Fase do processo na qual as melhorias são obtidas no curso normal das operações e as ações futuras são planejadas visando às oportunidades de melhoria.
Este ciclo sempre é repetido dando continuidade aos sucessos das melhorias anteriores