Lean é uma filosofia baseada no envolvimento das pessoas, princípios, valores e práticas que conduzem a eliminação do desperdício.

Lean Thinking (Pensamento Enxuto) é uma metodologia para obter rapidez nos processos mediante a eliminação de diversos tipos de desperdícios: produção em excesso, movimentação desnecessária e subutilização de recursos. Foi originalmente concebida pela Toyota e vem sendo aplicada por um número cada vez maior de empresas, inclusive na área de serviços: bancos, hospitais, varejo, seguros etc. Sua união com o 6 Sigma promove a melhoria dos processos empresariais, fazendo com que estes sejam mais confiáveis, mais rápidos e mais consistentes.

“Um método de produção que enfatiza a minimização da quantidade de todos os recursos (inclusive tempo) usados nas várias atividades da empresa. Envolve a identificação e eliminação das atividades que não agregam valor no projeto, na produção, na gestão da cadeia de suprimentos, e na relação com os clientes. ”

  • Menores Lead times;
  • Entregar produtos com elevada qualidade;
  • Entregar produtos com baixos custos por meio do fluxo produtivo via eliminação de desperdícios ao longo do fluxo de valor.

Valor e desperdício

Desperdício:

  • Atividade que consome tempo, recursos e/ou espaço, mas não contribui com a satisfação das necessidades do cliente, gerando custos excessivos para a empresa.

Valor:

  • Atividade que transforma ou modela as matérias primas em produtos finais ou em serviços / informações, para atender às necessidades e expectativas dos clientes.
  • A Filosofia Lean:
  • Evidenciar desperdícios das atividades tradicionais dos processos produtivos/administrativos.
  • Tratar os desperdícios de forma a minimizar/eliminar os seus efeitos na capacidade de produção, obtendo uma melhor utilização da capacidade já instalada.

Na década de 50 o engenheiro-chefe da Toyota percebeu, em sua primeira visita às fábricas da Ford, que a produção em massa precisava de ajustes e melhorias de forma a ser aplicada em um mercado pequeno e de demanda variada de produtos, como era o caso do mercado japonês. Ele notou que os trabalhadores eram subutilizados, as tarefas eram repetitivas além de não agregar valor, existia uma forte divisão entre o projeto e a realização do trabalho, a qualidade era negligenciada ao longo do processo de fabricação e existiam grandes estoques intermediários.

Os oito principais desperdícios (Toyota):

  • Produção em excesso – Superprodução
  • Processamento em excesso – Processamento desnecessário
  • Inventário – Estoque excessivo
  • Transporte precário – Transporte excessivo
  • Não usar o talento e conhecimento da força de trabalho
  • Movimentação excessiva – Movimentos desnecessários
  • Espera
  • Correção de defeitos

Princípios do Pensamento LEAN

  1. Especificação do valor – Especificar e aumentar o valor dos produtos sob a ótica do cliente
  2. Identificação da cadeia de valor – Identificar a cadeia de valor para cada produto e remover os desperdícios
  3. Criação do fluxo – Fazer o valor fluir pela cadeia
  4. Produção puxada -De modo que o cliente possa puxar a produção
  5. Busca da perfeição – Gerenciando rumo a perfeição

Fonte: A Mentalidade Enxuta – James Womack & Daniel Jones

Estrutura Lean – Qualidade, Custo e Entrega

  • Resolução problemas
  • SMED – Single Minute Exchange of Die – (Sistema de troca rápida de ferramentas)
  • TPM – Total Productive Maintenance – (Manutenção Produtiva Total)
  • Programa 5S
  • VSM – Value Stream Mapping – (Mapeamento do fluxo de valor)
  • APG’s – Atividades dos Pequenos Grupos
  • Poka Yokes – Sistemas à Prova de Erros
  • GV – Gerenciamento Visual
  • Kanban
  • Trabalho Padronizado

Kaizen / Estabilidade Operacional