As funções operacionais em uma empresa consomem a grande maioria das pessoas.

As funções gerenciais para serem eficientes precisam que as funções operacionais funcionem bem.

 

Com a competitividade gerada no mercado globalizado, existe a exigência cada vez mais de produtos com qualidade, fazendo com que as empresas busquem ferramentas que auxiliem o gerenciamento da qualidade de seus processos.

 

Sua empresa sobreviverá se estiver entre as melhores do mundo.

Sua empresa estará entre as melhores do mundo se a sua gerência estiver entre as melhores do mundo na sua especialidade.

Ter os seus resultados entre os melhores do mundo é sua responsabilidade como diretor, coordenador ou supervisor.

 

Melhorar o Gerenciamento da Rotina é tomar providencias para que as pessoas que trabalham nas funções operacionais, sejam as melhores naquilo que fazem.

 

 

GESTÃO DA ROTINA DIÁRIA:

  • Ações e verificações diárias;
  • Cada pessoa possa assumir as responsabilidades no cumprimento das obrigações conferidas;
  • Uma atividade que busca a manutenção (confiabilidade) e melhoria incremental (competitividade) com nível de controle dos resultados satisfatórios;

 

PARA RESULTADOS:

  • Foco em resultados – direção a ser seguida para sobreviver no mercado competitivo;
  • Padronização – dos processos que geram o produto/serviço, de forma a diminuir a variabilidade dos resultados;
  • Tratamento das Anomalias – Corrigir problemas com soluções imediatas, eliminação dos fatores, sintomas, identificar problemas crônicos (base para projetos de melhoria), ocorrências que impedem a obtenção de excelentes resultados.

 

 

A GESTÃO DA ROTINA DIÁRIA está centrado:

  • Na perfeita definição da AUTORIDADE e da RESPONSABILIDADE de cada pessoa.

2) Na padronização dos PROCESSOS e do TRABALHO.

3) Na monitoração dos RESULTADOS quando comparados com as METAS.

4) Na AÇÃO CORRETIVA no PROCESSO a partir dos DESVIOS encontrados nos RESULTADOS.

5) Num bom ambienta de trabalho e na máxima utilização do potencial mental das pessoas (Grupos da Qualidade e Sugestões)

6) Na busca contínua da PERFEIÇÃO

 

COMO MELHORAR O GERENCIAMENTO DA ROTINA DIÁRIA

 

1) Fazer a descrição do seu “negócio”. Definir quem são meus clientes, quais são nossos produtos e como deixar meus clientes satisfeitos com a qualidade do meu produto e identificação e formalização de quem são os principais fornecedores;

 

2) Definir os ICs (Itens de Controle/Indicadores de desempenho), com a criação de KPI’s sobre os resultados para satisfazer os clientes e atingir as metas da organização – Medição e monitoramento de processos de negócio usando indicadores;

 

3) Priorizar os processos a serem mapeados – Definir e priorizar os processos/tarefas críticas – Matriz de Correlação Objetivos da Qualidade x Processos/tarefas;

 

4) Realizar o Mapeamento do Processo de cada produto em cada departamento (tarefas e atividades), transmitindo para as pessoas essas atividades por meio de sua representação gráfica (fluxogramas) da rotina de cada processo;

 

5) Definir Itens de Verificação para medir/monitorar o desempenho do processo;

 

6) Priorizar os itens de verificação X Itens de controle (indicadores);

 

7) Padronizar as tarefas/atividades críticas – Elaborar Procedimentos Operacionais Padrão;

 

8) Implementar os indicadores de desempenho – Realizar a análise SMART;

 

9) Elaborar plano de ação para alcance dos indicadores;

 

10) Estabelecer o controle do processo (IC) – Ciclo PDCA;

 

11) Tratamento das anomalias – Relatório de Anomalias