As funções operacionais em uma empresa consomem a grande maioria das pessoas.
As funções gerenciais para serem eficientes precisam que as funções operacionais funcionem bem.
Com a competitividade gerada no mercado globalizado, existe a exigência cada vez mais de produtos com qualidade, fazendo com que as empresas busquem ferramentas que auxiliem o gerenciamento da qualidade de seus processos.
Sua empresa sobreviverá se estiver entre as melhores do mundo.
Sua empresa estará entre as melhores do mundo se a sua gerência estiver entre as melhores do mundo na sua especialidade.
Ter os seus resultados entre os melhores do mundo é sua responsabilidade como diretor, coordenador ou supervisor.
Melhorar o Gerenciamento da Rotina é tomar providencias para que as pessoas que trabalham nas funções operacionais, sejam as melhores naquilo que fazem.
GESTÃO DA ROTINA DIÁRIA:
- Ações e verificações diárias;
- Cada pessoa possa assumir as responsabilidades no cumprimento das obrigações conferidas;
- Uma atividade que busca a manutenção (confiabilidade) e melhoria incremental (competitividade) com nível de controle dos resultados satisfatórios;
PARA RESULTADOS:
- Foco em resultados – direção a ser seguida para sobreviver no mercado competitivo;
- Padronização – dos processos que geram o produto/serviço, de forma a diminuir a variabilidade dos resultados;
- Tratamento das Anomalias – Corrigir problemas com soluções imediatas, eliminação dos fatores, sintomas, identificar problemas crônicos (base para projetos de melhoria), ocorrências que impedem a obtenção de excelentes resultados.
A GESTÃO DA ROTINA DIÁRIA está centrado:
- Na perfeita definição da AUTORIDADE e da RESPONSABILIDADE de cada pessoa.
2) Na padronização dos PROCESSOS e do TRABALHO.
3) Na monitoração dos RESULTADOS quando comparados com as METAS.
4) Na AÇÃO CORRETIVA no PROCESSO a partir dos DESVIOS encontrados nos RESULTADOS.
5) Num bom ambienta de trabalho e na máxima utilização do potencial mental das pessoas (Grupos da Qualidade e Sugestões)
6) Na busca contínua da PERFEIÇÃO
COMO MELHORAR O GERENCIAMENTO DA ROTINA DIÁRIA
1) Fazer a descrição do seu “negócio”. Definir quem são meus clientes, quais são nossos produtos e como deixar meus clientes satisfeitos com a qualidade do meu produto e identificação e formalização de quem são os principais fornecedores;
2) Definir os ICs (Itens de Controle/Indicadores de desempenho), com a criação de KPI’s sobre os resultados para satisfazer os clientes e atingir as metas da organização – Medição e monitoramento de processos de negócio usando indicadores;
3) Priorizar os processos a serem mapeados – Definir e priorizar os processos/tarefas críticas – Matriz de Correlação Objetivos da Qualidade x Processos/tarefas;
4) Realizar o Mapeamento do Processo de cada produto em cada departamento (tarefas e atividades), transmitindo para as pessoas essas atividades por meio de sua representação gráfica (fluxogramas) da rotina de cada processo;
5) Definir Itens de Verificação para medir/monitorar o desempenho do processo;
6) Priorizar os itens de verificação X Itens de controle (indicadores);
7) Padronizar as tarefas/atividades críticas – Elaborar Procedimentos Operacionais Padrão;
8) Implementar os indicadores de desempenho – Realizar a análise SMART;
9) Elaborar plano de ação para alcance dos indicadores;
10) Estabelecer o controle do processo (IC) – Ciclo PDCA;
11) Tratamento das anomalias – Relatório de Anomalias