Balanced Scorecard (Metodologia BSC) é um sistema integrado de gestão e implementação da Estratégia da Empresa e seu propósito. Significa, nas palavras de seu criador (Professor Robert Kaplan, da Harvard Business School) traduzir a missão e a estratégia das empresas em um conjunto abrangente de medidas de desempenho que serve de base, para um sistema de medição e gestão estratégica.
BSC – Balanced Scorecard
Balanced Scorecard pode ser traduzido como “Indicadores Balanceados de Desempenho”. A escolha dos indicadores de uma organização não se restringe unicamente ao escopo econômico-financeiro: as organizações também se utilizam de indicadores focados em ativos como desempenho de mercado junto a clientes, desempenho dos processos internos e recursos humanos, inovação e tecnologia.
Gestão de Negócios e Balanced Scorecard
Os métodos usados na gestão de negócios, serviços e infra-estrutura têm por base, usualmente, metodologias consagradas que podem utilizar a TI (tecnologia da informação) e os softwares de ERP (Enterprise Resource Planning – SIGE: Sistemas Integrados de Gestão Empresarial) como soluções de apoio, relacionando-as àgerência de serviços e garantia de resultados do negócio. Os passos dessas metodologias incluem: definição da estratégia empresarial, gerência do negócio, gerência de serviços e gestão da qualidade, implementados através de indicadores de desempenho.
Tais indicadores são definidos por meio de um modelos de administração de serviços e de busca da maximização dos resultados, que se fundam em quatro perspectivas: finanças, clientes, processos internos, aprendizado e crescimento.
Planejamento Estratégico & Balanced Scorecard
A metodologia BSC, através do Balanced Scorecard, estabelece um projeto lógico de um sistema de gestão genérico para organizações, através do qual seus administradores definem e implementam variáveis de controle, metas e interpretações para que a organização apresente desempenho positivo e crescimento contínuos, refletindo o equilíbrio entre objetivos de curto e longo prazo, entre medidas financeiras e não-financeiras, entre indicadores de tendências e ocorrências e, ainda, entre as perspectivas interna e externa de desempenho. Este conjunto abrangente de medidas serve de base para o sistema de aferição e gestão estratégica por meio do qual o desempenho organizacional é mensurado de maneira equilibrada sob aquelas quatro perspectivas.
O BSC foi escolhido pela renomada revista Harvard Business Review como uma das práticas de gestão mais importantes e revolucionárias dos últimos 75 anos.