1. Gestão estratégica

A organização deve incluir na Política um compromisso com a proteção do meio ambiente e a prevenção da poluição e mais um que pode ser, por exemplo: o uso de recursos sustentáveis, minimização das alterações climáticas e adaptação e proteção da biodiversidade e dos ecossistemas etc.

  1. Contexto da organização

Os contextos internos e externos que são relevantes para a seu propósito e que afetam a capacidade da organização de alcançar os resultados pretendidos do seu SGA devem ser determinados, para alavancar benefícios para a organização e para o meio ambiente.

  1. Partes Interessadas

Devem ser determinadas aquelas que podem perceber ou ser afetadas: clientes, comunidade, fornecedores, reguladores, investidores, empregados, etc.

Atenção a questões ou mudanças das necessidades das partes interessadas, incluindo obrigações de conformidade (compliance) e as condições ambientais locais, regionais ou globais que afetem a organização ou que possam ser afetadas por ela.

  1. Desempenho ambiental

Passou-se da melhoria do SG para a melhoria do desempenho ambiental.

A organização deverá, quando aplicável, reduzir emissões, efluentes e resíduos a níveis estabelecidos pela própria organização.

Foi enfatizada a necessidade de ter compromisso com o desenvolvimento sustentado

  1. Perspectiva do ciclo de vida

Além da exigência atual de gerenciar os aspectos ambientais associados aos produtos e serviços adquiridos, as organizações terão que estender seu controle e influência aos impactos ambientais associados ao uso de produtos e ao seu tratamento ou disposição de fim de vida.

Não há, porém, nenhum requisito para a realização de uma avaliação do ciclo de vida (ACV) completa.

Deve ser considerada a Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) 

  1. Riscos e oportunidades

Riscos e oportunidades devem ser determinados e tratados, para garantir que o SGA atinja os resultados pretendidos, para prevenir ou reduzir impactos ambientais negativos e atingir a melhoria continua.

As diretrizes da ISO 31000 podem ser utilizadas como referência.
Ações prioritárias para mitigar riscos associados a ameaças e ações para explorar riscos associados a oportunidades deverão ser integradas ao planejamento operacional do SGA.
Risco: efeito da incerteza.

 

  1. Documentação

Consideração do impacto das mudanças nas tecnologias de comunicação e informação nos sistemas de gestão.

Generalização do conceito de documentos pela introdução do termo ?informação documentada?.

Não se fala mais em procedimentos documentados e registros.

A organização terá flexibilidade para determinar quando são necessários procedimentos para garantir o controle eficaz de processos.

 

  1. Ação preventiva

 

O texto do Anexo SL não inclui o requisito ?Ação Preventiva?, uma vez que agora é assumido que todo o sistema será uma ferramenta preventiva.

 

  1. Comunicação

 

Foi acrescentado o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação (interna e externa). Incluiu requisito para o estabelecimento de procedimento para que as pessoas que trabalham sob o controle da organização deem sugestões para melhoria do sistema de gestão.

A decisão de comunicar externamente deverá ser tomada pela organização levando em conta requisitos dos órgãos reguladores e expectativas das partes interessadas, mas ela deve comunicar interna e externamente relevantes informações do seu desempenho ambiental

 

  1. Avaliação de desempenho

 

A organização deve definir indicadores ambientais para avaliar e demonstrar o atendimento a cada objetivo ambiental. Deve ainda monitorar o progresso em relação aos objetivos ambientais da organização. As informações devem ser transparentes e disponíveis.

 

O planejamento das auditorias internas deve levar em conta:

  • os objetivos de meio ambiente, feedback de partes interessadas e mudanças no sistema.

 

A análise crítica pela administração deve levar em consideração:

  • orientação estratégica da organização
  • questões externas e internas
  • eficácia das ações para riscos e oportunidades

 

  1. Ampliação nas responsabilidades da liderança para promover gestão ambiental

 

A Alta Direção passa a ter um envolvimento ainda maior, necessitando entender os aspectos e impactos ambientais de sua organização e levando os mesmos em consideração na gestão da organização:

  • Prestação de contas da eficácia do SGA
  • Compatibilidade da política e objetivos com a direção estratégica e o contexto
  • Aplicação da Política
  • Integração do SGA em processos de negócio da organização
  • Promoção da conscientização
  • Envolver, orientando e apoiando as pessoas para contribuir
  • Promover a melhoria contínua
  • Apoiar o gerenciamento para demonstrar a sua liderança

 

  1. Fornecedores

 

A organização deve:

  • determinar a sua exigência ambiental para a aquisição de produtos e serviços
  • comunicar seus requisitos ambientais relevantes a provedores externos, incluindo subcontratados
  • considerar a necessidade de fornecer informações sobre potenciais impactos ambientais significativos associados com o transporte ou fornecimento, a utilização, o tratamento de fim de vida e disposição final de seus produtos e serviços.

 

  1. Alinhamento entre as normas ? Anexo SL

 

Resolução ISO/TMB 18/2012 (15 e 16 de fevereiro de 2012) – estabeleceu o anexo SL para as Normas de SG da ISO:

  • Estrutura comum de Alto Nível, ex.: sequência de requisitos
  • Texto comum para as normas de sistemas de gestão e é esperado que o texto comum possa representar perto de 30% a 40% do conteúdo de qualquer norma de sistema de gestão ISO
  • Principais termos e definições comuns de Sistemas de Gestão
  • Estrutura macro? comum
  • Interpretação da organização e seu contexto/riscos
  • Liderança
  • Informação documentada, ao invés de documentação ou registros
  • Ação preventiva – está agora incorporada ao sistema

 

Índice da norma

Prefácio
Introdução
1. Escopo
2. Referências normativas
3. Termos e definições
4. Contexto da organização
5. Liderança
6. Planejamento
7. Suporte (incluindo Recursos)
8. Operações
9. Avaliação de desempenho
10. Melhoria