Home Artigos disponibilizados
  • Home
  • Quem Somos
  • Missão/Visão
  • Mensagem do Consultor
  • Serviços Ofertados
  • Serviços Realizados
  • Clientes
  • Artigos disponibilizados
  • Fale Conosco
  • Links

    Online
    Há no momento 10 convidados e 0 associados online

    Weather
    ,

    Temperatura: -18 C
    Vento:

    Browser Prefs
    Adicionar aos Favoritos
    Tornar sua homepage

    Latest News
    -A ferramenta FMEA

    Online users
    Nenhum

    Visitantes
    470263 Visitantes

  • A IMPORTÂNCIA DOS ITENS DE CONTROLE Print E-mail
    Por Izidoro Kvasnicki

    ITENS DE CONTROLE

    Item de Controle é um indicador numérico que avalia ou mede a qualidade dos produtos ou serviços.

    Um processo pode ser definido como um conjunto de causas que geram um determinado efeito, que são seus produtos. Portanto, denomina-se itens de controle a um conjunto de características mensuráveis dos efeitos de um processo.

    Para gerenciarmos um processo, precisamos ter autoridade sobre as causas para que seja cobrada a responsabilidade pelo produto do processo ou, resultado do trabalho executado.

    O gerenciamento de um processo, fazemos através do monitoramento de seus itens de controles, permitindo controlar a qualidade do produto.

    Portanto todo negócio é um processo que precisa ser gerenciado para que se obtenha os resultados planejados.

    A empresa tem que entregar um produto que atenda às necessidades ou às expectativas dos clientes, levando satisfação aos mesmos, gerando um produto/serviço de qualidade. Um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, acessível, segura e no tempo certo às necessidades dos clientes.

    Como saberemos então se o resultado do nosso trabalho está levando satisfação aos clientes? É preciso medir, pois só gerenciamos aquilo que nós medimos. Podemos medir a qualidade do nosso produto por meio de itens de controle que deve ser sempre mensurável e estabelecido sobre as características do produto que pode ser controladas, isto é, sobre as quais podemos agir no caso de um resultado não satisfatório.

    Exemplos de Itens de Controle:

    • % ou índice de refugos;
    • % de amostras com defeitos;
    • quantidade de retrabalho;
    • % entregas em atrasos;
    • % de consumo de energia;
    • número de reclamações, etc.
    [Voltar à lista]
     




    ::TOP::